Bira propõe que 4 de setembro seja Dia Estadual dos Blocos Tradicionais

Deputado Bira propõe que 4 de setembro seja Dia Estadual dos Blocos TradicionaisO deputado estadual Bira do Pindaré (PSB) apresentou à tribuna da Assembleia Legislativa um Projeto de Lei que institui a data de 4 de setembro como Dia Estadual dos Blocos Tradicionais.  O objetivo é promover o acervo cultural do Maranhão por meio dos blocos que trazem a batida do tambor tradicional no Maranhão, com amplo destaque no Carnaval.

“Essas manifestações populares são vetores da cultura, turismo, geração de emprego e renda. Logo, nada melhor que instituir o dia 4 de setembro como data para comemorar essa importante faceta da cultura maranhense”, frisou.

Para Bira, a criação do Dia Estadual dos Blocos Tradicionais ratifica um ícone da cultura e fortalece a comunicação da identidade maranhense. Ele ressaltou também que, para além desse papel, os blocos tradicionais são um importante atrativo para o turista nacional e internacional.

“Destaco que a existência de outros representantes da cultura maranhense, como o bumba beu boi ou o tambor de crioula, não deve ocasionar qualquer sombra sobre outras manifestações tradicionais de nosso povo. Todas precisam ser exaltadas e cultivadas em conjunto, para que sejam sempre fomentadas’, finalizou.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *