IBGE fará pesquisa no Maranhão sobre orçamento familiar

Resultado de imagem para pesquisas do ibge no maranhãoEm campo desde junho do ano passado, a Pesquisa de Orçamento Familiar (POF), realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) investigará, entre outras informações, as condições de vida e hábitos de consumo das famílias brasileiras. No Maranhão, mais de 2,6 mil domicílios em diversas cidades do estado devem ser visitados ao longo da pesquisa, cuja coleta de dados será finalizada no mês de julho.

A POF produz informações sobre a composição orçamentária doméstica, a partir da investigação dos hábitos de consumo, dos gastos e da distribuição dos rendimentos, segundo as características dos domicílios e das pessoas. Além disso, aborda também a percepção das condições de vida da população brasileira.

As informações da Pesquisa de Orçamentos Familiares são obtidas diretamente nos domicílios selecionados, por meio de entrevistas junto aos seus moradores. A coleta acontece durante um período de nove dias consecutivos por domicílio com uma média de quatro visitas por parte do agente de coleta do IBGE.

Coleta – Ao todo serão 2.637 domicílios visitados no estado ao longo dos quatro trimestres em que se estender a pesquisa (669 domicílios no primeiro trimestre, 630 no segundo, 656 no terceiro e 682 no quarto). Em São Luís, capital do estado, serão 529 domicílios visitados (115 no primeiro trimestre, 118 no segundo e 148 no terceiro e quarto trimestre).

São sete questionários que devem ser respondidos pelos moradores das residências e um deles tratará especificamente sobre os hábitos de consumo alimentar da família residente naquele imóvel.

Ao final da pesquisa, por exemplo, poderão ser observadas as diferenças regionais no que diz respeito aos produtos que mais são consumidos pela população em diferentes localidades do país. A previsão é que os resultados da pesquisa sejam divulgados no segundo semestre de 2019.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *